Saiba mais sobre o início da marca com inspiração nordestina Brasil Vexado

Saiba mais sobre o início da marca com inspiração nordestina Brasil Vexado

Mesmo nos anos iniciais dedicados ao serviço de entrega, a dupla transformou o negócio em uma franquia de cozinha regional com nove unidades no DF

Para aproveitar a expertise do pai, Ronaldo Teixeira, proprietário do restaurante Carne de Sol 111, o empresário Cleber Teixeira decidiu, ao lado do amigo Estéfano Flenik, abrir um delivery de comida nordestina no Sudoeste. Era o início da marca Brasil Vexado, que se transformou em um restaurante.

“Inicialmente, as pessoas compravam a carne de sol completa e queriam consumi-la no espaço. Arrumávamos mesas, e os clientes comiam nas próprias embalagens de entrega. Com o tempo, vimos a necessidade de expandir o negócio”, ressalta Cleber, que em 2007 mudou o local do delivery para um endereço mais espaçoso, que abrigasse uma maior quantidade de mesas e cadeiras.

19/05/2016. Crédito: Jhonatan Vieira/Esp.CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Gastronomia. Coluna Desce mais uma. Os proprietários do Brasil Vexado do Conjunto Nacional, Estefano Flenik e Cleber Vale Teixeira.
19/05/2016. Crédito: Jhonatan Vieira/Esp.CB/D.A. Press. Brasil. Brasília – DF. Gastronomia. Coluna Desce mais uma. Os proprietários do Brasil Vexado do Conjunto Nacional, Estefano Flenik e Cleber Vale Teixeira.

Franquia

Mesmo nos anos iniciais dedicados ao serviço de entrega, a dupla transformou o negócio em uma franquia de cozinha regional com nove unidades em diferentes pontos do Distrito Federal. “Desde quando abrimos, nossa ideia era transformar a marca em uma franquia. Essa oportunidade chegou em 2012” relembra o potiguar Estéfano. Com as mudanças do mercado e as demandas de atendimento a diferentes perfis consumidores, a marca investiu no modelo self-service em 2013 na unidade do Shopping Liberty Mall. “Esse é um ponto essencialmente frequentado por pessoas que trabalham nos arredores. Esse público queria refeições baratas com comida de verdade”, afirma Estéfano.

Novidade

Desde 27 de fevereiro deste ano, a unidade do Conjunto Nacional serviu como piloto de um novo modelo de negócio inspirado em franquias americanas. A escolha de uma proteína acompanhada de quatro entre 10 acompanhamentos e salada tem diminuído os custos dos franqueados. “Viajamos aos Estados Unidos e ao Canadá e vimos que esse formato faz muito sucesso entre as marcas. Um franqueado pode gastar quase metade do preço de uma loja convencional”, destaca a dupla, que oferece itens como carne de sol fatiada e em formato de hambúrguer, sobrecoxa desossada e tilápia entre as opções de proteína.

Futuro

O formato americano chegará em breve a Sobradinho e a Ceilândia. “Acredito que conseguimos popularizar ainda mais a cozinha nordestina. A carne de sol se nacionalizou e temos orgulho em contribuir com esse movimento”, destaca Cleber. Na opinião de Estéfano, a fórmula que ajudou a consagrar o Brasil Vexado está na comida preparada no local. “Não temos cozinha central e nada é pré-preparado. Todas as receitas são elaboradas dentro de cada estabelecimento. Esse detalhe é uma garantia de que o sabor será mantido.”