Franquias: investimento X tempo de retorno

Franquias: investimento X tempo de retorno

Num cenário econômico atribulado, muitos brasileiros têm optado por assumir o comando e tornarem-se donos do próprio negócio. A ideia pode ser uma boa saída, mas antes de investir é preciso analisar todas as possibilidades com cautela.

O investimento numa franquia tem sido uma das principais escolhas no Brasil. Desde 2015, o número de franqueados tem aumentado consideravelmente, de acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Além do fato de investir em uma marca que já tem reconhecimento do mercado, optar por se tornar um franqueado é garantir o apoio de uma equipe qualificada e com todo conhecimento necessário. No entanto, uma dúvida comum é em relação ao tempo que se leva até começar a ter retorno com o novo negócio.

A verdade é que não existe uma resposta única para esta pergunta. O resultado de um negócio depende de muitos aspectos como o tamanho do investimento, o setor, o produto e até mesmo a localidade.

Retorno do Investimento
Retorno do Investimento

O tempo médio de retorno de Investimento em franquia

Apesar de não haver uma resposta absoluta, especialistas do mercado apontam que uma franquia pode levar entre 24 e 36 para que se comece a ter retorno do capital investido. Entretanto, este período pode variar para mais ou menos, dependendo do porte da franquia.

O investimento inicial

Um dos pontos importantes no cálculo do tempo que se leva para ter retorno é a inclusão de todo o investimento inicial. Ou seja, é preciso levar em consideração todos os itens que são essenciais num primeiro.

Instalação de mobiliários, reformas, equipamentos, estoques iniciais e todos os trâmites para oficializar a empresa são questões que não podem, de maneira alguma, ficarem de lado nesta conta.

Valores diferentes

Num país tão grande como o Brasil e com um mercado tão variado, é praticamente impossível determinar valores padrões para cada tipo de investimento. Isso vale para o ponto de venda, a mão de obra e outros aspectos que impedem a padronização.

É nesse momento que o suporte da franquia faz toda diferença. Com o conhecimento da equipe, torna-se mais simples calcular todos estes indicadores aliados ao modelo proposto pela franqueadora, para que assim seja possível estimar o tempo necessário para começar a ter retorno do investimento.

Menor investimento, menos tempo de espera

Enganam-se aqueles que pensam que é necessário investir muito para ter o retorno desejado. Muito pelo contrário, a relação investimento X tempo é, muitas vezes proporcional.

Estima-se que investimentos de até 500 mil reais garantem retorno em até 36 meses. Já os acima de 1 milhão de reais podem levar ainda mais tempo.

Além disso, é fundamental levar em conta o setor em que se pensa investir. De acordo com ABF, as franquias de alimentação e moda costumam ter mais aceitação e um retorno mais rápido.

Pensando neste cenário, um investimento reduzido e no setor da alimentação pode ser uma excelente opção para aqueles que estão em busca de abrir um negócio próprio.

Por exemplo, um negócio que requer um investimento de 180 mil reais, aproximadamente (um valor baixo comparado com outras opções), tem garantia de sucesso no mercado.

Por isso, conheça mais sobre a franquia da Brasil Vexado e faça parte de um time de empreendedores! Acesse nosso site!