Os prós e contras de abrir uma franquia na situação atual do país

Os prós e contras de abrir uma franquia na situação atual do país

2016 não foi um ano fácil para o cenário econômico do Brasil. Na verdade, desde 2015 o país vem enfrentando uma crise econômica e instabilidade política quem tem afetado diretamente nas oportunidades de emprego e crescimento.

Com tantas mudanças e incertezas, muitas pessoas têm optado em assumir o controle e tornarem-se donas dos próprios negócios. No entanto, para passar para o lado de lá do balcão e tornar-se o patrão, é preciso que sejam considerados muitos pontos.

Optar por uma franquia pode ser uma das melhores escolhas para quem quer dar este passo.  O crescimento nos números, em meio à crise, deixa bem claro que o brasileiro tem preferido apostar em negócios consolidados e com estrutura.

Os prós e os contras de abrir uma franquia
Os prós e os contras de abrir uma franquia

Descubra agora quais são os prós e os contras de investir neste modelo de negócios.

Os prós da franquia

Credibilidade da marca

Ao começar um negócio do zero, você vai precisar criar uma marca, comunicá-la com força total e conquistar clientes para começar a ganhar credibilidade no mercado. Ao investir numa franquia, você já começa o seu negócio alguns passos à frente.

Uma empresa só se torna franqueadora quando já conta com reconhecimento e respaldo do mercado. Sendo assim, ao investir neste modelo de negócio, você trabalhará com um produto conhecido e apreciado por muitos.

Know-how do franqueador

Iniciar um negócio revela muitas dificuldades, principalmente para aqueles que nunca estiveram no papel de empreendedor. Investir numa franquia, garante à você o apoio e suporte de toda uma equipe com conhecimento suficiente sobre o mercado, produto e desafios do dia a dia.

Planejamento do projeto

Muitas vezes, ao iniciar um negócio, o pequeno e médio empreendedor não tem tempo ou não consegue visualizar a importância de um plano de negócio. No entanto, essa ferramenta é uma etapa fundamental para aqueles que querem criar um negócio rentável.

Ao investir numa franquia, você terá este planejamento feito por especialistas, que sabem muito sobre implementação, expansão e riscos de um negócio.

Contras

Menor flexibilidade

Para garantir que a marca mantenha sua qualidade, desde o atendimento até a entrega final do produto, as franquias acabam por ser opções de negócios mais restritas. Ou seja, o franqueado precisa respeitar regras em todos os procedimentos e são frequentemente auditados pela matriz.

Para aqueles que têm dificuldades em seguir operações padrões, este pode ser um dos maiores desafios ao investir em uma franquia.

Determinação do local

Ao investir neste modelo de negócio, o franqueado pode até sugerir algumas localizações para o ponto de venda. No entanto, a palavra final é do franqueador, que decide onde será o negócio.

Isso pode ser um problema para aqueles que já possuem um imóvel comercial e gostariam de investir naquele espaço. Assim como, para os que vivem em cidades maiores, podem acabar tendo que investir em locais mais distantes do que o desejado.

Apesar de algumas pequenas desvantagens, as franquias são escolhas seguras e com chances reais de crescimento.

Se você está querendo investir, conheça mais sobre a Brasil Vexado e descubra que é possível começar o seu negócio com um investimento menor do que o que você pensava!