Franquia ou Negócio Próprio: Pesquisar e Entender Antes de Decidir!

Franquia ou Negócio Próprio: Pesquisar e Entender Antes de Decidir!

Muitas pessoas sonham em ter o seu próprio negócio e muitas são as dúvidas na hora de decidir pelo melhor caminho a seguir.
Para quem tem um capital e quer investir não faltam opções.
A primeira pergunta a se fazer é: tenho perfil empreendedor? Se a resposta for SIM, é hora de seguir em frente. Se for NÂO, nada de pânico: basta sair em busca de informação e formação sobre o assunto. O Sebrae orienta muito bem novos investidores e possui até cursos gratuitos via Internet.

Sempre é bom pesquisar e conversar com quem entende do assunto. Para cada situação há prós e contras, como tudo na vida!

Ruy Barros, consultor do Sebrae, em entrevista a Época Negócios online, explica que a franquia é um dos mais bem-sucedido investimento. “Serve para o empreendedor que não quer inventar moda. É um bom negócio, mas, não serve para todos”. E aí se incluem os empreendedores dinâmicos, que gostam de mudar o produto ou a forma de divulgação. Nesse caso, certamente haverá conflito com o franqueador.

empresa-franquia-brasil-vexado-negocio-proprio-empreender

Características da franquia.

Marketing
A opção pela franquia garante baixo investimento com divulgação da marca, já que ela é rateada entre os empresários que escolheram ser franqueados. O compartilhamento reduz custos e esforços de divulgação reduzidos. Isso fica muito mais fácil quando as marcas já são conhecidas do público em geral.

Compra Coletiva
Na franquia, tudo é comprado em conjunto, o quer reduz o valor dos produtos. Até mesmo o uniforme dos funcionários sai mais barato.

Liberdade
Bem, tudo o que acontece na franquia se limita às regras do franqueador, inclusive a localização do negócio. Se houver uma loja próxima ao local aonde você deseja se instalar, esqueça. Tudo gira em torno de setores de venda.

Lucro
Parte do lucro do empreendimento vai para o franqueador. Importante lembrar que há três taxas a serem pagas para se ter uma franquia: a Taxa de Franquia propriamente dita, paga ao assinar o contrato para utilização da marca e transferência de know-how; Taxa de Royalties, que representa o percentual do faturamento mensal ao franqueador e Taxa de Marketing, também mensal, para custear a divulgação da rede.

Risco
Como a franquia já foi testada e aprovada por muitos e em várias regiões, o modelo é considerado seguro. Porém, o crescimento é limitado, já que tudo é controlado pelo franqueador.

Empréstimo
Para quem tem franquia é mais fácil conseguir empréstimos quando necessário, inclusive com condições especiais.

Negócio Próprio

Quem deseja ter seu próprio negócio precisa considerar o quanto de empreendedor tem o seu perfil. Demanda sempre mais tempo, investimento, criatividade e muita divulgação.

Boa Ideia
Uma boa ideia é um excelente motivo para se iniciar um negócio próprio. Portanto, vale a pena investir nela. Um bom projeto e a confiança de que o mercado vai reagir bem a ela são pontos positivos.

Marca
Começar uma empresa exige grande investimento. Além das instalações, escolha do produto, criação da marca, há necessidade da criação de logo, projeto gráfico e divulgação, ações que não são baratas. O capital para construir uma marca é alto, envolvendo tempo e dinheiro. O retorno é mais lento, mas, tem a vantagem de que ela pertence ao empreendedor e gera valor.

Liberdade
Aqui, o empresário faz o que imaginar com o seu empreendimento. É livre para todas as ações.

Gastos
Os custos iniciais de um negócio próprio geralmente é menor, especialmente quanto a legalização. Mas, manter-se no mercado exige constante investimento e gera menor impacto.

Suporte
Começar por conta própria significa não ter com quem contar nos momentos difíceis. São muitas tentativas e erros. Mas há acertos! Um empresário que detém a própria marca pode resolver problemas mais rapidamente, pois não depende de terceiros para tomar decisões.

(Fontes: Exame.com e Época online)

Então, gostou das informações? Faça parte da rede Brasil Vexado, saiba mais clicando no link Franquia Brasil Vexado.

Quem sabe você não se interesse por abrir seu próprio negócio.
Agora que está bem informado, faça uma pausa e conheça uma das nossas operações em Brasília nos shoppings: Conjunto Nacional, Pátio Brasil ou Brasília Shopping. Aguardamos você!