Por que empreender?

Home / Franquia Brasil Vexado / Por que empreender?
Por que empreender?

Com a crise que nosso país tem enfrentado nestes últimos tempos, muitas pessoas ficaram desempregadas e saíram em busca do seu próprio negócio. O tornaram sua principal fonte de renda, ou uma renda extra.

Mas como criar uma ideia de negocio que pode ser bem sucedido? É mais fácil falar do que fazer. Ter um plano de negócios é fundamental para todo empresário, mas e se você não possuir uma ideia sobre a qual irá construir esse plano?

A crença normal das pessoas que querem empreender é que sua ideia é muito boa. E que o próximo passo seria desenvolver o produto e lança-lo ao mercado para começar a vendê-lo. Mas essa abordagem acaba gerando um problema, a ideia realmente é muito boa, no entanto, só conseguiremos saber se a ideia é realmente boa, após investir muito dinheiro no produto.

Realmente, só conseguiremos saber se o produto é bom, após o mercado valida-lo. Uma dica é, não é necessário criar o produto por completo para inclui-lo no mercado, crie apenas o mínimo necessário, para ter certeza que vale a pena perseguir com a ideia.

Tentarei listar aqui, algumas sugestões para desenvolver bem a sua ideia de negocio:

Identifique e Valide as hipóteses

Busque tudo aquilo que precisa acontecer para que seu produto funcione no mercado. O que você irá oferecer ao seu cliente? É algo que ele realmente necessite? Queira? Este produto é melhor do que o que está disponível no mercado hoje?

Após responder todas as perguntas incontáveis da identificação das hipóteses. Desenvolva um panfleto ou informativo sobre o seu produto e veja qual é a reação das pessoas, desta forma, você terá um feedback valioso sobre como seus potenciais clientes pensam.

Deixe sua criatividade Fluir

Existem diversas maneiras de deixar a sua criatividade fluir. Leia um livro, pratique esporte, jogue algum jogo, pinte um quadro, desenhe, leia um livro, enfim, sinta-se relaxado, após ter pensado muito, para depositar toda a sua energia em sua ideia. Isso irá te ajudar a chegar perto de uma ideia de negócio viável.

Conheça seus limites

Você esta interessado em que? Possui formação ou experiência para isso? Determinar este fator é fundamental para ajudar a foca-lo no seu processo de pensamento. Não deixe que sua imaginação corra muito solta, quando você estiver bom em criar ideias, poderá deixar sua imaginação mais a vontade, mas não tão no inicio assim.

Fique atento ao seu redor

Preste bastante atenção no que acontece a sua volta, as ideia surgem nos momentos mais estranhos, durante o sono, ao tomar banho, ao levar o cachorro para passear e por ai vai. Leve sempre com você um pequeno caderno para escrever as ideias. Assim, você não se esquecerá e poderá aprimorá-las melhor.

Identifique um problema

Como sua ideia de negócios irá mudar o mundo? Ele deverá ser revolucionário, mudando a vida de algumas pessoas, mesmo que seja um caminho bem pequenino. Após identificar o problema, pense e debata no máximo de soluções possíveis. Mesmo que seja a ideia de solução mais louca possível, pode ser que ela faça a diferença e seja a solução que você se sente melhor para realizar o problema. E é ai que você vai ter sua ideia original! Não precise lança-la amanhã, você ainda tem trabalho, precisa desenvolver a ideia, molda-la, aperfeiçoa-la, e aos poucos irá entrando no mercado. No meio do caminho, poderá haver mudanças. Não o descarte de uma vez, siga com este pensamento até o fim, e você poderá ser surpreendido.

Estude seu público

Pense em qual será o seu público, como você poderá chegar até ele, e decida se sua ideia tem potencial para se tornar viral entre um pequeno grupo de pessoas. Pense na possível concorrência e como você poderá se diferenciar deles.

Dicas:

  • Tenha paciência, não espere um milagre logo de inicio.
  • O mercado alvo é a chave do sucesso, ele vai te mostrar o que su público busca, qual a preferencia.
  • Anote sempre as ideias que surgirem, pense numa solução e desenvolva a ideia.
  • Não force as ideias, deixe que elas fluam.
  • Desenvolva a ideia antes de escrever o plano de negócios.
  • Tenha paciência e perseverança, que tudo dará certo.