PORQUE PRECISAMOS DE CARBOIDRATOS NO ORGANISMO?

Nosso corpo é uma máquina perfeita e, para funcionar bem precisa de muita energia. É aí que entram os carboidratos, responsáveis pela produção de toda a energia necessária à nossa sobrevivência. A fonte principal é a glicose, fornecida às células pelos carboidratos. Quando nos alimentamos, o fígado e o pâncreas entram em ação. O primeiro transforma os carboidratos em glicose e o segundo, em insulina. É esta última que se encarrega de levar o açúcar para as células, que será responsável por todas as ações do nosso corpo que exijam energia, desde a respiração até nossa movimentação.

Vamos conhecer algumas das funções dos carboidratos?

Função energética – A digestão dos carboidratos é muito rápida. Logo após a ingestão eles já são absorvidos pelo organismo, liberando energia imediatamente. Observe que, cada grama de carboidrato liberará 4g de calorias – a energia química responsável pelo funcionamento do nosso corpo, pois, não há um único órgão que não dependa das calorias para viver.

Combustível para o cérebro – Quem já não sentiu tontura, dor de cabeça ou dificuldade de raciocinar quando está com fome? Quando passamos por um longo período sem ingerir alimentos, o nosso nível de glicose cai dentro do cérebro, provocando esses sintomas indesejáveis. Como o nosso cérebro trabalha de forma constante, o nível de energia necessária para alimentar os neurônios é muito alto. E levar glicose para o cérebro por intermédio do sangue é uma missão dos carboidratos.

Proteção dos músculos – os carboidratos também evitam a queima dos músculos quando as calorias diárias de necessárias (500calorias de carboidratos para um adulto) não são atingidas. Isso é muito comum acontecer com atletas e pessoas que praticam exercícios físicos puxados.

Construção de Macromolécula – a função dos carboidratos é estrutural. A glicose também é utilizada como matéria-prima na construção de macromoléculas do corpo. Uma delas é o DNA, nosso mapa genético. As outras também são fundamentais para a nossa sobrevivência – RNA, ATP e NADPH.

Metabolismo de lipídios – engordar o corpo. Essa seria a forma mais simples de explicar esta função dos carboidratos, pois, lipídios nada mais são do que gorduras. Mas, isso só acontece quando exageramos na ingestão dos carboidratos e excedemos o estoque de glicogênio existente no nosso organismo.

comida-verdade-brasil-vexado

Anote aí!

O consumo excessivo de carboidratos pode engordar e também oferecer riscos à saúde como a presença do diabetes tipo2, pois, causa picos de glicêmicos os quais podem gerar resistência à insulina.

É importante lembrar que os carboidratos geram vida ao seu organismo e, assim sendo, não devem ser simplesmente abolidos da sua alimentação. Ingira carboidratos bons e verá como pode ter uma vida saudável e equilibrada. Uma dieta balanceada é um excelente caminho para que você possa manter a forma com segurança. A reeducação alimentar também é uma decisão sábia.

Para garantir uma boa escolha quando se trata de dietas, procure profissionais especializados. Uma Nutricionista ou Nutróloga fará um histórico completo sobre você, sobre seus hábitos alimentares e, por meio de uma análise séria montará um cardápio ou uma rotina de acordo com as suas necessidades. Lembre-se de praticar exercícios físicos, de ter uma atividade de lazer, visitar lugares que você gosta, de ter contato com a natureza. Essas atitudes complementam a sua decisão de uma vida plena de tranquilidade e saúde.

Agora que leu este post, reflita sobre tudo o quem feito por dias melhores. Depois, fale para a gente. Conte, também, se gostou do assunto e no que ele ajudou você. Estamos esperando.

 

Fonte

http://saudenacomida.com.br/